fbpx

Peptídeos Bioativos na Agricultura

Os peptídeos são biomoléculas formadas por dois ou mais aminoácidos, naturalmente encontrados nos seres vivos desempenhando funções variadas como transporte de substâncias, defesa contra agentes estranhos(anticorpos), catálise de reações bioquímicas, regulação das atividades fisiológicas e celular. Além disso, também podem ser sintetizados em laboratório. Os peptídeos são muito explorados na área de saúde contribuindo para descoberta de medicamentos, vacinas, biomateriais, sondas histológicas, antígenos para a geração de anticorpos, e mais.

 

Como são cadeias curtas de aminoácidos se diferenciam dos produtos biológicos utilizados na agricultura baseados em proteínas, pois não precisam passar por um complexo processo de enovelamento para adquirir uma estrutura tridimensional específica e desempenhar suas funções biológicas. Essa característica confere aos peptídeos uma série de vantagens, como maior flexibilidade funcional e uma resposta mais rápida quando aplicados ao metabolismo das plantas.

 

Os peptídeos podem trazer consigo um grande potencial econômico com aplicabilidade em diversas áreas. Especialmente na agricultura, onde seu potencial ainda é estudado, podem ser utilizados de diversas maneiras, como:

 

Defesa contra patógenos: nos animais, sabe-se que os peptídeos possuem a capacidade de promover a formação de anticorpos, e nas plantas não é diferente. Nelas, esses compostos podem atuar como um antimicrobiano natural, com potencial utilização para proteger plantas contra infecções fúngicas, bacterianas e virais. A capacidade de ação direta dos peptídeos (sem a necessidade de envelopamento) os torna grandes candidatos na produção de biofungicidas e bioinseticidas.

 

Estímulo ao crescimento vegetal: Certos peptídeos podem atuar como sinalizadores em plantas, promovendo crescimento, aumentando a resistência contra estresses ambientais, e melhorando a absorção de nutrientes. Podem, também, estimular a divisão celular e o crescimento das raízes aumentando a resistência a longos períodos de seca.

 

Dentre os benefícios que evidenciam o potencial a ser explorado na agricultura, os peptídeos apresentam grande biodegradabilidade no meio ambiente, sem deixar resíduos nocivos para a saúde do solo.

 

Os peptídeos são mais uma ferramenta que pode contribuir para uma transição agrícola que lance mão de mais produtos naturais, mais amigáveis ao meio ambiente e que promovem a biologia do solo.

 

Autor: Leonardo I. Correia

Referências:

Preparados para a batalha: Priming, sistema imunitário das plantas e a luta contra os agentes patógenos. Kimitech, 14 de janeiro de 2021.Disponivel em: https://www.sigmaaldrich.com/BR/pt/applications/chemistry-and-synthesis/peptide-synthesis

SHIRAKAWA, Karina ; CHIARI, Lucimara ; PEREIRA, Rodrigo. FAMÍLIA DEFENSINA DE PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS EM Urochloa decumbens cv. Basilisk. EMBRAPA. Disponivel em:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/120890/1/Familia-defensina-de-peptideos.pdf

Sintese de peptideos. MERCK. Disponivel em: https://kimitec.com/pt-pt/preparados-para-a-batalha-priming-sistema-imunitario-das-plantas-e-a-luta-contra-os-agentes-patogenos/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?