fbpx

Fungos entomopatogênicos e o controle de cupins

Fungos entomopatogênicos e o controle de cupins

Você conhece a relação existente entre os fungos entomopatogênicos e os cupins?

Os cupins são caracterizados pelo alto potencial de decomposição da madeira e outros materiais ricos em celulose, dessa forma, sua ação no solo pode ser considerada benéfica quando falamos na ciclagem de nutrientes e geração de matéria orgânica.

Porém, apesar de terem sua importância indiscutível para a fertilidade do solo e equilíbrio do ecossistema, os cupins também são conhecidos por seu potencial como pragas de madeira e produtos oriundos dela.

Nesse sentido, alguns estudos publicados por pesquisadores possibilitaram o melhor entendimento sobre a vida dos cupins e seus hábitos, logo, medidas de controle biológico passaram a ser apontadas.

Cientistas perceberam, ao longo dos anos, que os cupins estão cercados por relações ecológicas, principalmente as simbioses, que são caracterizadas por uma ligação de benefício mútuo, e no caso dos cupins isso pode ser observado a partir da presença de bactérias em seus ninhos, que podem desempenhar a função de proteção da colônia contra doenças causadas por fungos, por exemplo.

Entre as relações ecológicas observadas pelos cientistas, não somente foram observadas as benéficas, mas também a presença de fungos entomopatogênicos, que por sua vez podem causar prejuízos para os cupins, por serem altamente virulentos para muitas espécies.

As espécies de fungos entomopatogênicos que têm sido mais estudadas ao longo dos anos para essa finalidade de controle dos cupins são: Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana. Os estudos mostraram que a aplicação direta dos fungos no ninho resultou na mortalidade completa da colônia, porém os locais de alimentação dos cupins que foram tratados com fungos ainda não mostraram sucesso parecido.

As considerações finais desse texto nos levam a perceber que o entendimento do modo de viver das espécies e as relações que as cercam, pode favorecer o estudo de mecanismos para controle biológico de pragas, colaborando para o desenvolvimento sustentável na agricultura. Gostou do assunto? Continue nos acompanhando, em breve traremos novos conteúdos relevantes da agricultura sustentável!

Link do estudo científico:
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/095831500750016370

Referência:

RATH, Andrew C.. The Use of Entomopathogenic Fungi for Control of Termites. Biocontrol Science And Technology, [S.L.], v. 10, n. 5, p. 563-581, out. 2000. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/095831500750016370.

Autora: Gabriella Brandão  – Analista de Desenvolvimento Institucional – IBA – Instituto Brasileiro de Agricultura Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?