fbpx

O papel das rizobactérias no aumento da resiliência a patógenos em plantas.

A rizosfera é definida como a porção do solo que se encontra sob influência direta das raízes das plantas, constituindo um ambiente altamente dinâmico e metabolicamente ativo, onde ocorrem intensas interações entre plantas e microrganismos.

 

Essas interações são controladas principalmente pela liberação de exsudatos radiculares (açúcares, aminoácidos, ácidos orgânicos e metabólitos secundários), que modulam a composição da microbiota local. Embora a rizosfera apresente elevada abundância microbiana e alta atividade metabólica, sua diversidade é reduzida, uma vez que os compostos liberados pelas raízes atuam como agentes seletivos, favorecendo microrganismos adaptados às necessidades da planta.

 

Dentre os microrganismos predominantes na rizosfera, destacam-se as rizobactérias promotoras do crescimento vegetal, que desempenham múltiplas funções benéficas à planta hospedeira. Elas contribuem para a melhoria na absorção de nutrientes, aumentam a resiliência a estresses abióticos e promovem a proteção contra fitopatógenos, por meio de mecanismos como a produção de compostos antimicrobianos, como antibióticos e enzimas hidrolíticas, tal qual as quitinases.

 

Além dessas funções, as rizobactérias também podem ativar nas plantas mecanismos de defesa conhecidos como resistência sistêmica induzida, ou RSI. A RSI é um estado fisiológico de resistência aprimorada que não depende da ativação direta de respostas locais, como na infecção por um agente causal, mas sim da preparação sistêmica da planta para responder mais rapidamente e de forma mais eficiente à infecção por patógenos. Esse processo ocorre por meio do reconhecimento de moléculas sinalizadoras microbianas que levam à ativação de vias hormonais, relacionadas ao ácido jasmônico e etileno, sem causar danos aparentes aos tecidos vegetais. Além disso, algumas rizobactérias também podem induzir a fortificação dos sistemas das plantas, permitindo um crescimento mais vigoroso, via secreção de fitormônios como o ácido indol-acético (AIA), que além de ajudar no crescimento vegetal, ajuda no fortalecimento de sua resistência, como o que acontece com bactérias do Gênero Pseudomonas.

 

Em situações de estresse biótico, as plantas também são capazes de emitir sinais moleculares que funcionam como um “pedido de ajuda” à microbiota rizosférica, recrutando microrganismos benéficos para auxiliar na supressão de patógenos. Essa comunicação planta-microrganismo, ainda é alvo de inúmeros estudos, revelando uma complexa rede de sinalização química e cooperação ecológica que contribui significativamente para a saúde e o desenvolvimento vegetal.

 

Uma tendência que busca explorar as interações entre planta e a microbiota do solo, visando fortalecer as interações benéficas na resiliência a patógenos é o melhoramento genético estratégico. Ao longo dos anos, o melhoramento genético buscou selecionar plantas com características de parte aérea e produção chamativa, no entanto, pouco valor era dado para o sistema radicular e seus exsudatos, o que impactou no recrutamento e funcionalidade dos microrganismos benéficos rizosféricos.

 

Assim, a partir do desempenho de melhorias na criação seletiva de plantas com características favoráveis à atração e nutrição de microrganismos benéficos, podemos melhorar a relação simbiótica entre as plantas e seus aliados no solo.

 

Dessa maneira, esse melhoramento estratégico e direcionado visando a melhoria na sinergia microbiana no ambiente da rizosfera, não apenas surge como uma forma de controle de fitopatógenos, suprimindo o uso de defensivos químicos, como também fomenta a agricultura sustentável, através de práticas agrícolas que promovam a resiliência natural intrinsecamente aos ecossistemas.

 

AUTOR: Ryan Gustavo Souza da Cunha

 

Fonte: ARAÚJO, Ademir Sergio Ferreira et al. Enhancing plant resilience to pathogens through strategic breeding: harnessing beneficial bacteria from the rhizosphere for progeny protection. Rhizosphere, v. 30, p. 100890, 2024. ISSN 2452-2198. Disponível em: Inserir um pouquinho de texto.

Referências: ARAÚJO, Ademir Sergio Ferreira et al. Enhancing plant resilience to pathogens through strategic breeding: Harnessing beneficial bacteria from the rhizosphere for progeny protection. Rhizosphere, v. 30, 2024, Art. 100890. ISSN 2452-2198. Disponível em: Inserir um pouquinho de texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?