A alelopatia, assunto o qual será tratado, é a interferência devido a substâncias químicas produzidas pelos organismos, que afetam o ambiente, e outros seres da comunidade a qual está inserido. Os compostos denominados “aleloquímicos” ou “alelepáticos” são originado do metabolismo secundário das plantas, por isso, qualquer órgão (raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes) da planta é capaz de sintetizar os aleloquímicos, mas a quantidade de produção depende da espécie vegetal. (PIRES; OLIVEIRA, 2011)
As substâncias alelopáticas podem ser liberadas de várias formas nos tecidos vegetais, como por exemplo a volatilização, em que os aleloquímicos são liberados na forma de gás. Outra forma é a exsudação radicular, em que as raízes exsudam vários produtos, dentre eles estão os aleloquímicos, e a degradação do resíduo orgânico também é fonte de liberação de compostos aleloquímicos, dado que ocorre o rompimento das células durante a decomposição. Por fim, a chuva e o orvalho podem lixiviar compostos químicos da parte aérea das plantas até o solo. (GIRARDELLI, 2020)
Na literatura há vários registros da alelopatia na rotação de culturas, como por exemplo a cultura do sorgo (Sorgum bicolor (L.) Moench), é uma das plantas que apresentam efeito alelopático comprovado, com a liberação de exsudatos pelos tricomas das raízes, compostos por substâncias lipídicas e proteínas denominadas de sorgoleone, que inibe o crescimento de diversas plantas daninhas. Este composto atua no fotossistema I (PSI) da fotossíntese, inibindo a germinação e o crescimento de plantas. (AQUILA; FERREIRA, 2000)
AUTORES
Texto produzido em parceria com os pesquisadores do grupo de pesquisa Esalq PACES (grupo de extensão da Esalq)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AQUILA, G.; FERREIRA, M. A. Alellopathy : an Emerging Topic in Ecophysiology. Revista Brasileira De Fisiologia Vegetal, v. 12, n. Vii, p. 175–204, 2000.
GIRARDELI, A. L. Alelopatia na Agricultura, 2020. Disponível em: https://maissoja.com.br/alelopatia-na-agricultura/#:~:text=A%20alelopatia%20%C3%A9%20o%20conjunto,de%20subst%C3%A2ncias%20qu%C3%ADmicas%20no%20ambiente. Acesso em: 29 jun. 2023
PIRES, M.; OLIVEIRA, V. R. Alelopatia. Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, n. 1984, p. 95–123, 2011.