fbpx

Biogás: sustentabilidade na produção de energia

Biogás: sustentabilidade na produção de energia

Recentemente publicamos um texto explicando um pouco sobre a demanda de energia no setor agrícola de produção de alimentos, e mostramos que existem diversas formas de tornar o uso de energia mais eficiente. Uma dessas estratégias pode ser aplicada em fazendas produtoras de suínos, onde os dejetos podem ser utilizados para produção de energia a partir do biogás.

O biogás é um dos produtos obtidos por meio da fermentação dos dejetos suínos. A fermentação é feita como forma de tratar esse resíduo para que não ocorra a contaminação do meio ambiente, além do biogás, há a produção de biofertilizantes, importantes aliados no manejo sustentável do solo. Mas além da destinação correta e da produção de biofertilizantes, é possível obter energia, podendo ser elétrica, mecânica e térmica.

A produção de energia a partir do biogás já é fato no campo, mas ainda pode e vem se expandindo no Brasil. E sobre esse assunto, existem algumas informações que gostaríamos de compartilhar com vocês.

Primeiramente é importante entender a composição do biogás, o produto é formado principalmente por metano, gás carbônico, gás sulfídrico e vapor d’água. A importância da composição está relacionada à porcentagem de metano, pois esse é o principal componente energético do biogás. Dessa forma, quando por alguma razão a porcentagem de metano é baixa, não há uma produção eficiente de energia.

Mas como essa porcentagem pode variar?

Todo o processo de manejo das granjas de suínos influencia na qualidade do biogás produzido pelos dejetos, e isso inclui a alimentação, as práticas de limpeza das baias e até mesmo a fase de desenvolvimento dos animais. Assim, percebe-se que com a melhoria da qualidade da produção de biogás é possível tornar mais eficiente vários processos envolvidos no manejo das granjas, como por exemplo, a redução do desperdício de água na limpeza do piso das granjas, visto que o excesso pode diluir os dejetos e reduzir a porcentagem de metano, e isso mostra a necessidade de um bom planejamento e do apoio de uma assistência técnica especializada.

Por fim, é importante destacar que, a produção de energia a partir do biogás reduz o gasto com energia elétrica, entretanto a sua utilização exclusiva não viável e nem suficiente para atender toda a demanda da propriedade. Por isso, deve-se levar em consideração a possibilidade da combinação de outras fontes de energia, como por exemplo, os sistemas híbridos com energia solar fotovoltaica.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais, em breve traremos novos temas relevantes para o desenvolvimento sustentável na agricultura.

Referência:
Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco, v. 2. 2018.

Autora: Maria Antônia Santos, profissional do IBA – Instituto Brasileiro de Agricultura Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?